Workshop: Fotografia e Território

O workshop «Fotografia e Território: eixo Alegria/S. Victor», ensaia o papel da imagem fotográfica para percepcionar e inscrever as polaridades e transformações socioeconómicas que compõem o espaço urbano centrando-se, neste caso, em duas áreas contíguas e emblemáticas da cidade Porto: a) a rua da Alegria, que a partir do seu traçado novecentista acomodou intervenções modernas representativas do crescimento e das suas novas centralidades; b) e a Rua de S. Victor, que liga a praça de S. Lázaro à ponte D. Maria, cujo traçado urbano se desdobra em intervenções icónicas como o SAAL de S. Victor, a vivência das ilhas e a sua recente reabilitação.
O Workshop, de âmbito interdisciplinar, decorre de 22 a 26 de Fevereiro de 2016 e engloba um programa de conferências e visitas guiadas aos locais propostos — Lima 5, Cooperativa dos Pedreiros, Monte Tadeu – Depósitos Torre, Biblioteca Municipal do Porto e Ponte D. Maria —, uma breve formação em registo analógico de médio formato e discussão/apresentação pública dos trabalhos com fotógrafos convidados.
As inscrições, sujeitas a apreciação de portfólio, devem ser realizadas até ao dia 05 de Fevereiro de 2016 para o email fotografiaterritorio@fba.up.pt e obedecem aos seguintes critérios:
a) os participantes, em número máximo de 8, devem ser estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto ou da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, e ter formação mínima em Fotografia;
b) o portfólio, em formato .pdf, deve incluir uma selecção de 10 fotografias, uma carta de motivação (± 3000 caracteres) e o Currículo Vitae do candidato;
c) para a frequência do workshop é obrigatório equipamento fotográfico reflex digital.
A selecção final será anunciada por email no dia 08 de Fevereiro de 2016. No workshop participam igualmente seis estudantes da ESA-AIX, já previamente seleccionados.
«Fotografia e Território: eixo Alegria/S. Victor», é uma parceria entre as Faculdades de Belas Artes e Arquitectura da Universidade do Porto, a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e a Ecole Supérieure d’Art d’Aix-en-Provence, com organização de Susana Lourenço Marques [FBA.UP], José Carneiro [FBA.UP], João Lima [FBA.UP], Alberto Lage [FA.UP], Bruno Figueiredo [EA.UM], Jacques Fournel [ESA.AIX], Jean Cristofol [ESA.AIX] e Carlos Casteleira [ESA.AIX].
Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s